Blog, Bodas, Casamentos

Saiba como escolher as alianças de noivado e casamento

Alianças

Pode parecer apenas um detalhe dentre todas as etapas e a dinâmica que envolve a preparação de um casamento, mas as alianças possuem um papel significativo nesse momento tão especial. A festa pode ser grandiosa, a cerimônia pode ser muito especial, mas serão as alianças que te acompanharão ao decorrer dos anos, sendo um símbolo do que foi prometido e do que aquele momento representou para o casal.

Para te ajudar, preparamos esse artigo para a escolha das alianças, para te guiar desde o orçamento até a gravação desse acessório tão importante dentro da tradição do casamento. Continue com a gente!

Aliança: Noivado vs Casamento

O pedido de noivado é um grande momento, mas o de casamento costuma ser o auge do relacionamento e um dos momentos mais emocionantes vividos pelo casal. Muitos se perguntam se a aliança de noivado é a mesma que a utilizada no casamento e a resposta é não. Ainda que muitos casais adotem essa prática, o mais tradicional é que se utilize alianças diferentes.

Tradicionalmente, a aliança de noivado é oferecida somente à noiva, e costuma ser um anel com uma pedra de brilhante, o famoso solitário. Mas, atualmente, existem opções elegantes no mercado, que fogem do tradicional e são confeccionadas com materiais diferentes, com valores bem atraentes.

Como a escolha das alianças é feita com o objetivo de surpreender, talvez a escolha do tamanho correto seja uma dificuldade no processo, principalmente na escolha do anel de noivado, em que muitos rapazes buscam por ideias criativas para o pedido e não tem a mínima noção do tamanho. Para te ajudar, saiba que existe uma tabela de dimensões de alianças padronizada, e você pode utilizar uma foto das mãos da futura noiva e deduzir o tamanho ideal com o auxílio dos profissionais da loja de preferência, ou do joalheiro que irá confeccioná-la.

Determinar o orçamento

O ponto inicial para a escolha e compra das alianças é determinar o orçamento, assim como é feito em todos os outros aspectos do casamento. O orçamento te ajuda a delimitar o material a ser utilizado, para que facilite o seu processo de escolha.

Assim como o material, os ornamentos da joia também te ajudam a estabelecer o valor que deverá ser gasto, como pedras preciosas, cristais ou diamantes. Outro aspecto que deve ser observado é o design da aliança, seus acabamentos e detalhes. Você precisa decidir se prefere uma joia comprada em uma loja especializada ou se prefere um projeto único feito por um joalheiro ou ourives. Isso pode afetar diretamente o valor final do produto.

Escolha com cuidado

Essa é uma decisão importante, então não deixe para a última hora e nem o faça com pressa. Separe um tempo para que possa pensar com cuidado em todos os detalhes das alianças e como você espera que seja o resultado final. É uma joia que irá acompanhar o casal por muitos anos, por isso deve ser escolhida de acordo com o gosto e o estilo dos dois.

É claro que os outros detalhes do casamento tomam muito tempo para a escolha, mas essa etapa é tão importante quanto. Uma aliança feita sob medida, de acordo com as especificações do casal, pode levar pelo menos 40 dias para a confecção, por isso a encomenda deve ser feita pelo menos três meses antes da cerimônia, para que, caso necessário, alterações e correções sejam feitas.

É possível realizar ajustes após o casamento, mas todos nós queremos curtir a lua de mel tranquilamente sem se preocupar com pendências, não é mesmo?

Escolha dos materiais e medidas

Com o orçamento delimitado, chega o momento de escolher o melhor material para a confecção das alianças. O mais tradicional é o ouro, em todas as suas variedades, de 14 a 24 quilates (isso vai depender do seu orçamento). Quanto mais puro for o ouro utilizado, mais sensível ele será, ou seja, mais suscetível a danos externos.

Além desse material, outras opções bem populares são a prata, platina e titânio, que costumam ser mais baratas e igualmente elegantes, sendo possível a adaptação de vários estilos. Há diferenças com relação ao peso e a resistência. A escolha vai depender, além do limite do orçamento, do gosto do casal e do resultado que esperam.

Aqui também será definido o tamanho de cada uma das alianças, pois espera-se um ajuste perfeito no momento da cerimônia. E, além disso, como será uma joia a ser utilizada frequentemente, ela precisa ser confortável e estar segura, para que não se perca no dia a dia. Evite tirar as medidas em dias muito quentes ou muito frios, para que isso não interfira na circulação e no tamanho normal dos dedos. A primavera e o outono são as melhores estações para realizar essa etapa. Se não for possível, faça em dias amenos.

Mesmo tomados os cuidados no momento da medida, é possível que o ajuste não fique perfeito. Não se preocupe, sempre será possível ajustar as alianças caso elas fiquem largas ou apertadas demais. Basta entrar em contato com a loja ou o joalheiro que confeccionou a peça.

Escolha do estilo e design da joia

Esse é o momento de definir a cara que suas alianças terão, de forma a transmitirem o gosto do casal, afinal elas te acompanharão por muitos anos. Pode parecer apenas um objeto, mas elas representam os votos feitos pelos dois e a união estabelecida como casal.

A primeira etapa é decidir a forma das alianças, se elas serão tradicionalmente arredondadas ou terão um formato mais geométrico, assim como a forma da superfície, se ela será brilhante, polida, acetinada etc. Existem diferentes formas disponíveis no mercado, sendo possível criar uma joia moderna e inovadora.

Há quem goste dos modelos mais clássicos, mas para os mais criativos e inovadores, é possível encontrar alianças diferentes e modernas, que podem refletir o estilo do casal e fugir do tradicional. É possível incrementar a aliança com relevos, formas geométricas, incrustações diferenciadas, acabamentos e mistura de materiais em apenas uma joia. As possibilidades são diversas.

Para que as alianças sejam únicas e especiais, é possível adaptar diversas personalizações e estilos diferentes, a fim de trazer um estilo muito pessoal a elas. Converse com o profissional responsável pela criação das suas alianças sobre a possibilidade de inserir seu toque pessoal nas joias.

Em casos em que o casal possui estilos muito diferentes entre si, pode ser feita a confecção de alianças diferentes. O importante é que as duas partes se sintam bem com a escolha e confortáveis com o estilo. Não há problema que cada um escolha sua própria aliança, pois não adianta nada investir em uma joia cara, em que a pessoa que irá usá-la não se sinta bem.

A gravação

Nem toda joalheria realiza a gravação das alianças, mas nada impede que você procure outro estabelecimento para concluir o trabalho. Nem sempre o casal gostaria de gravar os nomes dos parceiros ou a data do casamento. Há muita procura para a gravação de apelidos, frases ou até mesmo desenhos para deixar a joia ainda mais pessoal e única. Não existe uma regra que dite qual deve ser o conteúdo da gravação das alianças, sendo uma escolha que diz respeito apenas ao casal.

Surpreenda sua pretendente em grande estilo: O pedido

Que tal comemorar esse momento especial com uma festa e fazer o pedido diante de quem vocês amam. É uma ótima ideia, não é mesmo?

Se gostou da ideia, comece agora mesmo a planejar esse momento e surpreenda ainda mais sua futura esposa. Uma outra grande ideia que não pode faltar em uma festa são os bartenders, portanto, contar com uma empresa séria e confiável para que o dia seja perfeito é indispensável. Nós da Drink Bartenders temos como um de nossos princípios dar o nosso máximo para tornar o seu dia ainda mais especial. Excelência em todos os aspectos é a nossa missão.

Diversão, saúde e bem estar dos seus convidados são alguns de nossos valores também.
Tenha a certeza de que nossos barmans darão o seu melhor para que você, sua pretendente e seus convidados tenham uma experiência inigualável. Fale conosco para saber mais e garanta o sucesso dessa festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.