Blog, Casamentos, Organização de Festas

Como organizar um casamento sem assessoria?

organizar casamento sem assessoria

Organizar todos os preparativos de um casamento pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Apesar disso, se você gosta de estar envolvida nos detalhes ou está procurando formas de diminuir o orçamento da sua festa, pode ficar tranquila, é mais do que possível organizar tudo isso sozinha.

Para ajudá-la, preparamos um post com algumas dicas para fazer com que esse momento seja perfeito, do jeito que você e seu noivo sempre sonharam.

Tenha foco nos seus objetivos

Se você vai fazer todos os preparativos sozinha, a primeira coisa que precisa ter em mente é o estilo de festa que deseja para seguir uma linha de organização. Como será a cerimônia? Quais são as suas necessidades? Do que você está disposta a abrir mão caso o orçamento aperte?

Nesse momento, pense no que você realmente gostaria de ter na sua festa. Mas não precisa se prender em algo engessado. Durante os preparativos, algumas mudanças vão acontecer e isso é totalmente normal. O importante é garantir que os serviços essenciais não sejam esquecidos e que os detalhes saiam conforme o planejado.

Tente fazer isso de forma objetiva, sem colocar itens impossíveis na lista. Quanto mais precisa você for, mais fácil será para organizar seu tempo, energia e dinheiro.

Outro ponto muito importante antes de realmente colocar a mão na massa é definir o seu orçamento. É importante ter em mente o valor que você pode gastar logo de início para que nenhum serviço seja prejudicado ou acabe faltando.

As opções no mercado são inúmeras e você precisa comparar os preços, evitando gastos desnecessários. Pesquise os serviços que precisa e entre em contato com várias empresas, optando pelas que atendem às suas necessidades de forma mais acessível, confiável e completa.

Você também pode aproveitar habilidades que já tem para otimizar os preparativos. Por exemplo, se você gosta de trabalhos manuais, pode fazer alguns itens da decoração reutilizando objetos que já tem em casa, como vidros, vasos, velas e outros acessórios.

Liste as etapas, serviços e atividades

Outro ponto importante para a sua organização é fazer uma lista com todas as etapas, serviços e atividades necessárias para a sua festa. Comece pela lista de convidados, pois esse item servirá como base para todas as outras decisões. Com ela você consegue ter uma ideia de quantas pessoas farão parte desse momento, ficando mais fácil decidir o salão, buffet e serviços de bar e bartenders que mais se adaptam a esse momento.

Além disso, você também precisa fazer uma lista de tudo o que você precisa decidir para que não esqueça de nada. Detalhes como quem irá celebrar a união, quem serão as testemunhas, onde será a cerimônia, local da festa, músicas, cardápio de bebidas alcoólicas/não alcoólicas e lembrancinhas são muito importantes.

Conforme você for consultando os preços de cada serviço, pode ir anotando na sua planilha informações sobre o pacote, diferenciais da empresa, nível de atendimento, formas de pagamento e contato. Assim, você tem tudo organizado para consultar quando quiser e não perde tempo procurando essas informações.

Defina o local da festa

Sem dúvida, o local é uma das decisões mais importantes quando o assunto é uma festa. No geral, os espaços precisam ser reversados com bastante antecedência e é importante ficar atento a esses prazos para não deixar que isso estrague o casamento dos seus sonhos.

Se você pretende fazer a cerimônia em um local e a festa em outro, a organização se torna ainda mais delicada. Cuide para que os dois espaços tenham a mesma data disponível, evitando possíveis confusões em cima da hora.

Enquanto decide juntamente com seu par onde irão festejar esse grande momento, organize um documento com ideias para lembrancinha, cardápio de bebidas alcoólicas/não alcoólicas, decoração, música e outros detalhes que julgam como necessário. Isso vai fazer as opções se tornarem mais certeiras, garantindo que todos os serviços estarão em conformidade com o local escolhido.

Sobre o local estar em conformidade com os serviços, tratando sobre os serviços de bartenders, destacamos que muitos espaços de comemoração de festas, principalmente buffets já possuem a própria equipe de bar e oferecem os serviços em um único pacote, mas as vezes a proposta não é de seu agrado e isso faz com que você busque por fora especialistas no assunto como a Drink Bartenders. No  entanto, é bem comum você acabar fechando contrato com o espaço os demais serviços de buffet e posteriormente iniciar a busca pelos serviços de bar. Porém, para sua surpresa, após ter fechado contrato com o local e ter encontrado o serviço de bartender ideal para sua festa, o Buffet lhe comunica que há uma taxa para que outra empresa possa executar seus serviços dentro de seu espaço. Com isso, você terá mais um custo para conseguir com que os bartenders possam entrar no local, portanto, tome cuidado na hora de escolher onde comemorar a sua festa, procure tirar todas as dúvidas para não ser pega de surpresa e ter de arcar com novos investimentos.

Se sua pretensão é economizar ao máximo, opte também por locais que tenham em seu espaço um bar fixo, assim na hora de solicitar um orçamento de bar e bartenders, você poderá solicitar um desconto visto o espaço já possuir uma estrutura para os profissionais executarem os seus serviços, não sendo necessário alugar o balcão móvel da empresa. Leia também: 7 dicas para economizar na contratação dos serviços de bartenders.

Escolha todos os fornecedores

Analise com atenção cada orçamento e busque serviços equilibrados em relação ao preço e qualidade. Pesquise sobre as empresas que deseja contratar para evitar cair em golpes e desconfie de valores muito abaixo do mercado.

Use os recursos disponíveis na internet para pesquisar eventos recentes que a empresa de seu interesse tenha feito e leia as avaliações de quem já contratou os serviços prestados. Se possível, converse com essas pessoas para saber o que elas acharam e como foi sua experiência.

Organize o cerimonial

Um passo muito importante para a organização das tarefas é a elaboração de um cronograma. Com ele, você pode calcular mais ou menos a duração de cada momento, observando se realmente há tempo para tudo ou se será necessário agilizar alguma etapa. Assim, você garante que nenhum imprevisto atrapalhe o seu grande dia e tudo saia conforme o planejado.

Mas os detalhes de cada passo dependem do estilo de festa que você deseja. Por exemplo, a forma como os noivos vão sair da igreja pode variar. Em alguns casos, os noivos saem primeiro, mas em outros podem sair por último.

O cerimonial da festa também pode ser alterado conforme o estilo que você está planejando. Chegada dos noivos, sessão de fotos, discursos, primeira dança, dança dos pais, fotos com padrinhos, jantar, cumprimentos, abrir o bar de coquetéis consumindo ou preparando junto aos barmans o primeiro drink e jogar o buquê. São muitos os detalhes nos quais você precisa pensar para esse planejamento.

Por isso, mesmo que você não queira a ajuda de uma assessoria, é importante contar com amigos e parentes nessas tarefas. Toda ajuda será necessária e você pode especificar o que cada pessoa fará, deixando as decisões mais importantes para você. Assim, você não fica cheia de tarefas e ainda pode decidir as coisas completamente do seu jeito.

Para que tudo saia da forma como você sonhou, é importante estar calma e relaxada. Quando a festa estiver pronta, você poderá curtir o tão esperado momento e ainda experimentar a sensação de dever cumprido com sucesso.

Gostou deste conteúdo? Então acesse o nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas e tendências para o seu grande dia. Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.